Conteúdo

Home

História Geral

História do Brasil

Atualidades

Cultura

Biografias

Curiosidades

 

Cronologia

Brasil

Mundo

 

Calendário

Datas Comemorativas

 

Links

Enem

Fuvest

Prouni

Mec

Une

 

 

 

 

 

 

 

Biografias

A Arte do Barroco

O estilo barroco surgiu no século XVII, na Itália, mas não demorou a difundir-se para outros países da Europa, como França, Inglaterra e Espanha e do continente americano, trazido pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

 

 O barroco foi interpretado de várias maneiras através do mundo. Apresentando características estéticas diferentes na Itália e na Holanda, onde surgiu quase que simultaneamente. No México, teve uma forte influência das culturas pré-colombianas.

 

 O estilo barroco, baseava-se na arquitetura da Roma Antiga, porém, era muito mais exuberante do que qualquer coisa produzida anteriormente pelos romanos.   Acabou sendo adotado nas igrejas, palácios, teatros líricos, museus e edifícios públicos de todos dos países ocidentais.

 

 Suas características principais eram: a grandeza excessiva, a artificialidade, a ornamentação extravagante e o amplo uso de elementos "clássicos" como a coluna, a cúpula e representações esculpidas de cenas mitológicas.

 

 Os detalhes decorativos nas superfícies dos edifícios, eram tão abundantes que, muitas vezes davam a impressão de terem sido esculpidos, como altares das igrejas medievais.

 

 Os mais notáveis arquitetos do barroco foram Giovanni Bernini (1580-1680), que projetou a colunata e a praça fronteira à igreja de São Pedro, em Roma, e Sir Christopher Wren (1632-1723), cuja obra prima foi a Catedral de São Paulo.

04/03/03

 

 

 
 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 

 

 

©HistóriaMais 2005/2014    Política de Privacidade     historiamais@historiamais.com