Conteúdo

Home

História Geral

História do Brasil

Atualidades

Cultura

Biografias

Curiosidades

 

Cronologia

Brasil

Mundo

 

Calendário

Datas Comemorativas

 

Links

Enem

Fuvest

Prouni

Mec

Une

 

 

 

 

 

 

 

História do Brasil

Dia Nacional da Consciência Negra

Em 20 de novembro, comemora-se no Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra. A data escolhida pelo Movimento Negro Unificado em 1978, é em homenagem ao líder da resistência negra à escravidão e da luta pela liberdade, Zumbi. Assassinado em 20 de novembro de 1695.

Em 1995, a data da morte de Zumbi, foi adotada como o Dia da Consciência Negra.

 

Zumbi

 Zumbi nasceu em  1655 no Quilombo dos Palmares, era descendente de guerreiros angolanos. Após uma invasão bandeirante, foi entregue recém-nascido, aos cuidados do padre Antônio Melo, da vila de Porto Calvo.

 Foi batizado com o nome de Francisco e recebeu educação religiosa, tornando-se coroinha. Aos 15 anos fugiu para Palmares, onde adotou o nome africano de Zumbi.

 

Zumbi destacou-se pela inteligência e coragem, e aos 17 anos tornou-se general de armas do quilombo.

Em 1678, o líder de Palmares, Ganga-Zumba fez um acordo com os brancos, prometendo-lhes depor as armas e não tentar novas fugas em troca de liberdade, terras e autorização para estabelecer um comércio na região. Revoltado, Zumbi arquitetou uma vingança contra Ganga-Zumba e o envenenou, tomando seu lugar.

Com a morte de Ganga-Zumba, Zumbi liderou por 16 anos em Palmares, fortalecendo a resistência dos negros contra os brancos que pretendiam destruir o Quilombo.

 Em 1694, uma expedição comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, destruiu a fortaleza de Zumbi. Zumbi conseguiu escapar, mas seu esconderijo foi delatado por um dos seus comandantes, Antônio Soares.

 Capturado e torturado,  foi morto por Domingos Jorge Velho. Zumbi foi decapitado e sua cabeça exposta por anos seguidos até sua total decomposição.

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 

 

 

©HistóriaMais 2005/2014    Política de Privacidade     historiamais@historiamais.com