Conteúdo

Home

História Geral

História do Brasil

Atualidades

Cultura

Biografias

Curiosidades

 

Cronologia

Brasil

Mundo

 

Calendário

Datas Comemorativas

 

Links

Enem

Fuvest

Prouni

Mec

Une

 

 

 

 

 

 

 

História do Brasil

O Declínio da Empresa Açucareira

  Durante os séculos XVI e XVII, nossa economia, praticamente sustentou-se na produção do açúcar. O Brasil era o principal produtor mundial de açúcar.

 

  Porém, quando em 1580, Portugal e suas colônias passaram para o domínio espanhol, o rei Filipe II tentou impedir o comércio holandês.

 

A Holanda, interessada no açúcar brasileiro fez duas invasões: uma na Bahia (1624) que fracassou e outra em Pernambuco (1630-1654), que foi vitoriosa. Durante o período em que os holandeses dominaram, a economia açucareira progrediu muito. No entanto, a política econômica da Holanda em relação ao preço de compra e venda do produto começou a prejudicar os senhores de engenho, que tiveram seus lucros diminuídos. Esta situação acabou provocando descontentamentos e uma forte reação, que acabou com a expulsão dos holandeses em 1654.

 

Os holandeses, ao deixarem o Brasil, foram para as Antilhas (ilhas da América Central). Lá, com as técnicas de produção aprendidas no Brasil, desenvolveram a lavoura canavieira.

 

Em poucos anos, o Brasil perdeu sua posição de primeiro produtor mundial. Os senhores de engenho empobreceram e o Nordeste deixou de ser o centro econômico do Brasil.

24/06/05

 

 

 

 

 
 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 

 

 

©HistóriaMais 2005/2014    Política de Privacidade     historiamais@historiamais.com