Conteúdo

Home

História Geral

História do Brasil

Atualidades

Cultura

Biografias

 

 

 

Links

Enem

Fuvest

Prouni
Une

 

 

 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 
Biografias
 

Euclides da Cunha

 

Euclides da Cunha nasceu em Cantagalo, Rio de Janeiro, em 20-01-1866. Ficou órfão de mãe aos três anos, sendo educado pelas tias. Estudou em conceituados colégios, ingressou na Escola Politécnica e, um ano depois, na Escola Militar da Praia Vermelha.

Em 1888, saiu do Exército. Participou ativamente da propaganda republicana no jornal O Estado de São Paulo.

Proclamada a República, foi reintegrado ao Exército com promoção. Ingressou na Escola Superior de Guerra e conseguiu ser o 1º.tenente e bacharel em Matemáticas, Ciências Físicas e Naturais.

Casou-se com Anna Emília Ribeiro, filha do major Sólon Ribeiro um dos líderes da República.

 

 

 

 

 

Em 1891, deixou a Escola de Guerra.

Quando a guerra contra os habitantes de Canudos se tornou assunto nacional, os principais jornais do país passaram a noticiar o desenrolar dos fatos e repórteres passaram a deslocar-se para a região. Um dos principais jornalistas a acompanhar a última expedição foi Euclides da Cunha.

Euclides escrevia para o jornal O Estado de São Paulo e foi como correspondente desse jornal que acompanhou a quarta expedição. Das reportagens que fez na ocasião e das anotações que trouxe resultou o famoso livro Os Sertões, publicado em 1902. A obra teve enorme repercussão, não só pelo fato de denunciar o massacre cometido contra a população de Canudos, mas também pela força impressionante do estilo do autor.

Euclides da Cunha faleceu em 1909.

20/12/05

 

 
 

 
 

 

Contato
 
 
 

 

 

 

 

©HistóriaMais desde 2005 na web   Política de Privacidade     historiamais@historiamais.com