Conteúdo

Home

História Geral

História do Brasil

Atualidades

Cultura

Biografias

Curiosidades

 

Cronologia

Brasil

Mundo

 

Calendário

Datas Comemorativas

 

Links

Enem

Fuvest

Prouni

Mec

Une

 

 

 

 

 

 

 

Cultura

Os Gênios do Renascimento

Leonardo da Vinci

(1452-1519)

Leonardo da Vinci, foi muito mais que um pintor, foi um verdadeiro gênio. Inventor, cientista, engenheiro, escultor e, acima de tudo, um pesquisador. Da Vinci fez do desenho seu principal instrumento de investigação. Interessou-se por tudo à sua volta.

 

 Estudou a vida das plantas e a anatomia do homem e dos animais. Desenhou máquinas de guerra, projetou edifícios e antecipou a invenção de peças modernas, como o escafandro, o helicóptero e o pára-quedas.

Mona Lisa

 Apesar de ter produzido um modesto acervo de pinturas, Da Vinci assina duas das mais famosas obras de arte de que se tem conhecimento: a Santa Ceia, pintada entre 1482 e 1499, quando vivia em Milão; e A Gioconda, entre 1503 e 1506, também conhecida como Mona Lisa por ser o provável retrato de Madonna Lisa, esposa de Francesco de Giocondo. Seu Tratado sobre a Pintura é um dos livros mais importantes da história da arte.

Arquiteto, escultor, pintor e poeta, Michelangelo foi uma das maiores figuras da Renascença. Um gênio atormentado, raramente estava satisfeito com seus trabalhos. Interessado no estudo das formas do corpo humano e nas expressões e gestos dos homens.

Davi escultura de Michelangelo

Michelangelo realizou suas obras mais importantes por encomenda dos poderosos papas da Igreja Católica. Além de pintar vários painéis no teto da Capela Sistina a partir de 1508, o artista também foi responsável pelo projeto arquitetônico definitivo da Catedral de São Pedro, no Vaticano. Ele esculpiu ainda a figura bíblica de Davi jovem, com mais de 4 metros de altura, que, de acordo com a Bíblia, venceu o gigante Golias (1504); e a Pietá (1499), obra que expressa o sofrimento da mãe de Jesus carregando nos braços o filho morto. Em seus afrescos, Michelangelo usava a técnica do afresco verdadeiro, quando a tinta é aplicada à argamassa úmida.

01/09/05

 

 

 

 

 
 
 

 

 

 

 

©HistóriaMais 2005/2014    Política de Privacidade     historiamais@historiamais.com