Conteúdo

Home

História Geral

História do Brasil

Atualidades

Cultura

Biografias

Curiosidades

 

Cronologia

Brasil

Mundo

 

Calendário

Datas Comemorativas

 

Links

Enem

Fuvest

Prouni

Mec

Une

 

 

 

 

 

 

 

Cronologia Mundo III

Idade Contemporânea

2001 - Início do governo de George W. Bush. Atentados terroristas em Nova York e Washington (11 de setembro) pelo grupo islâmico radical da Al Qaeda. Assembléia Geral das Nações Unidas sobre a AIDS, em Nova York. Conferência das Nações Unidas contra o Racismo, a Discriminação, a Xenofobia e a Intolerância, em Durban (África do Sul). Guerra no Afeganistão.

2002 - 1º de janeiro. Introdução do euro em 12 países europeus.

- 11 de abril. Protestos violentos de manifestantes contrários e a favor do presidente Hugo Chávez, em Caracas, deixam pelo menos 11 mortos e cerca de 80 feridos. Um golpe de Estado tira Chávez da presidência por 48 horas.
- 20 de maio. O Timor Leste se torna o mais novo país do mundo. A independência do país - ex-colônia de Portugal e, a partir de 1975, sob domínio da Indonésia por 25 anos - havia sido estabelecida em um referendo realizado em agosto de 1999. Xanana Gusmão, eleito em abril, passa a comandar o país.
- 31 de maio. Início da Copa do Mundo, a primeira a ser realizada na Ásia. Coréia do Sul e Japão são os países anfitriões.

- 04 de setembro. Termina em Johanesburgo, na África do Sul, a Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +10. Entre os avanços obtidos no encontro estão as medidas criadas para punir empresas que poluam o meio ambiente e a garantia do direito de um país de recusar alimentos transgênicos.

- 21 e 22 de novembro. Países-membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se reúnem em Praga, na República Tcheca. A organização anuncia a maior expansão de sua história, abrangendo vários países do antigo bloco soviético. A OTAN anuncia também a criação de uma nova força de ação rápida - com 20 mil homens - para crises em todo o mundo.

2003 - 20 de fevereiro. Os americanos invadem o Iraque. Uma série de explosões marcou o início do ataque a Bagdá por volta das 5h30 do dia 20 (23h30 do dia 19, horário de Brasília). A cidade foi atingida por um dos maiores bombardeios da guerra no dia 21. 

- 25 de maio. Néstor Kirchner, do Partido Peronista, assume a presidência da Argentina.

-  14 de dezembro. Captura de Saddam Hussein no Iraque.

2004 - 05 de junho. Morre o ex-presidente dos EUA Ronald Reagan.

- 11 de novembro. Morre Yasser Arafat em Paris, com falência múltipla dos órgãos, aos 75 anos.

- 11 de março. Uma sequência de dez explosões em trens no centro de Madri, na hora do rush, matou 191 pessoas e deixaram 600 feridas. Um grupo islâmico com ligações com a rede internacional Al-Qaeda foi responsabilizado pelo ataque.

- 14 de março. Vladimir Putin foi eleito para um novo mandato presidencial com cerca de 70% dos votos e com o controle do Parlamento. O candidato comunista ficou com 14%.

- 1º de maio. Dez novos estados passam a fazer parte da União Européia, Polônia, República Checa, Hungria, Eslováquia, Eslovênia, Lituânia, Letônia, Estônia, e as ilhas de Chipre e Malta.

- 27 de outubro. Pesquisadores descobriram uma espécie humana totalmente nova – de cerca de apenas um metro de altura – que habitou a ilha de Flores, na Indonésia, há 18 mil anos.

- 03 de novembro. George W. Bush é reeleito presidente dos EUA. 

- 26 de dezembro. O sudeste da Ásia foi abalado por um forte terremoto de 9 graus na escala aberta de Richter. O tremor provocou um tsunami (ondas gigantescas) no oceano Índico que resultaram na morte de mais de 100 mil pessoas, atingidas de surpresa nas partes baixas das costas da Indonésia, Índia, Sri Lanka, Tailândia, Malásia, Maldivas, Bangladesh, Mianmar e Somália.

2005 - 09 de janeiro. Eleição de Mahmoud Abbas, como presidente da Autoridade Palestina com mais de 60% dos votos.

- 02 de abril. Morre papa João Paulo 2º, aos 84 anos no Vaticano. O polonês Karol Wojtyla estava à frente da Igreja Católica desde outubro de 1978.

- 19 de abril. Eleito o cardeal alemão Joseph Ratzinger, que adotou o título Bento 16, para substituir o papa João Paulo 2º.

- 05 de maio de 2005. Tony Blair, à frente do Partido Trabalhista, consegue a terceira vitória consecutiva.

- 24 de junho. O conservador prefeito de Teerã Mahmoud Ahmadinejad venceu as eleições presidenciais do Irã com 62% dos votos.

- 07 de julho. Quatro ataques suicidas ao metro e ônibus em Londres deixaram 56 mortos. Duas semanas depois, quatro novas tentativas falharam. O brasileiro Jean Charles de Menezes foi confundido com um dos culpados e morto à queima-roupa pela polícia.

- 29 de agosto. Com 26 furacões, a temporada de tempestades no Atlântico em 2005 foi a maior já registrada. O mais devastador de todos foi o Katrina, que deixou boa parte de Nova Orleans submersa.  

- 18 de setembro. Angela Merkel, eleita chanceler alemã, é a primeira mulher a ocupar o cargo  na história do país.

- 07 de setembro. Hosni Mubarak é reeleito no Egito com 88% dos votos para seu quinto mandato.

- 09 de outubro. Mais de 87 mil pessoas morreram após um terremoto de 7,6 graus na escala Richter que atingiu a disputada região da Caxemira e o Paquistão e foi sentido na Índia e no Afeganistão.

- 18 de dezembro. Eleição de Evo Morales na Bolívia. Primeiro presidente de origem indígena no país, Morales contou com o apoio de grupos indígenas e plantadores de coca.

2007 - 1º de janeiro. Entrada da Romênia e Bulgária no bloco da União Européia.

-16 de maio. Nicolas Sarkozy assume a presidência da França. Sarkozy foi eleito para governar a França, após 12 anos de governo de Jacques Chirac no país.

- 27 de junho assume o cargo de primeiro-ministro britânico Gordon Brown do Partido Trabalhista.

 -29 de outubro. Cristina Kirchner é eleita presidente da Argentina.

2008 - 10 de janeiro. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), depois de negociações com o governo colombiano e o presidente venezuelano, Hugo Chávez, libertaram a ex-candidata a vice-presidente da Colômbia, Clara Rojas, e a ex-parlamentar Consuelo Perdomo, reféns das Farc por seis anos. 

- 19 de fevereiro. Fidel Castro renuncia à presidência de Cuba após 49 anos no poder. O irmão dele, Raúl Castro, permanece ocupando o cargo de forma interina.

- 17 de fevereiro. O parlamento de Kosovo, de maioria albanesa, aprovou a independência da província da Sérvia.O novo país foi reconhecido pelos Estados Unidos e por parte dos países da União Européia, mas não recebeu aprovação da Rússia, um antigo aliado da Sérvia.
- 23 de março. Arqueólogos egípcios e europeus anunciaram a descoberta da estátua de uma antiga rainha faraônica no sítio de Colossi de Memnon, no sul do Egito. A peça pertencente a 18ª dinastia, tem 3,62 m.

- 03 de março. Dmitri Medvedev foi eleito o novo presidente da Rússia.
- 21 de abril. O ex-bispo católico Fernando Lugo Lugo é eleito presidente do Paraguai.   
- 2 de julho. Após seis anos, em poder das Farc, a ex-candidata à Presidência da Colômbia Ingrid Betancourt foi libertada, juntamente com mais 14 reféns, em uma operação do Exército colombiano.

- 21 de julho. O governo da Sérvia anunciou a prisão do ex-líder sérvio bósnio Radovan Karadzic, acusado de crimes durante a Guerra da Bósnia (1992-1995) e foragido havia 13 anos. Entregue ao Tribunal Criminal Internacional para a Ex-Iugoslávia em Haia, na Holanda, Karadzic enfrenta a acusação de responsabilidade no massacre de Srebrenica, no qual cerca de 8 mil muçulmanos foram mortos em 1995.
- 08 a 24 de agosto. Jogos Olímpicos de 2008 (
Jogos da XXIX Olimpíada) em Pequim, China.  

- 07 de agosto.  A tensão entre a Geórgia e a província separatista da Ossétia do Sul fez com que, forças georgianas lançassem um ataque contra o território, cuja população possui laços com a Rússia. Como resposta, Moscou deslocou milhares de soldados para a província e promoveu ataques em alvos espalhados pela Geórgia. Um cessar-fogo foi acertado sob a mediação do presidente francês Nicolas Sarkozy.

- 05 de novembro. O senador Barack Obama é eleito o primeiro presidente negro dos EUA.

2010 - 12 de janeiro. Um forte terremoto de magnitude 7 devastou a capital do Haiti, Porto Príncipe, deixando mais de 230 mil mortos. Oito dias depois, um novo tremor de magnitude 6,1 atingiu o país.

- 27 de fevereiro. Um terremoto de magnitude 8,8 --classificado como o quinto mais potente em toda a história-- atinge o Chile, levando a presidente Michelle Bachelet, em fim de mandato, a apelar por ajuda internacional.

- 06 de maio. Os britânicos foram às urnas, em eleições gerais. O líder conservador, David Cameron, foi nomeado primeiro-ministro e o líder liberal-democrata, Nick Clegg, tornou-se vice-premiê.

- 20 de junho. Juan Manuel Santos é eleito novo presidente da Colômbia, após obter uma vitória folgada contra o ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, em um pleito marcado pelo alto índice de abstenção e pela violência.

- 15 de julho. A Argentina tornou-se o primeiro país da América Latina a autorizar o casamento entre gays. A medida foi sancionada pela presidente Cristina Kirchner no dia 21. A lei autoriza, em nível nacional, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e lhes dá os mesmos direitos que os dados aos casais heterossexuais, como adoção e benefícios sociais.

- 25 de julho. O site WikiLeaks divulgou mais de 91 mil documentos secretos com detalhes da guerra do Afeganistão. Os documentos revelam, por exemplo, a existência de um destacamento militar especial para capturar ou matar insurgentes sem direito a julgamento. Os arquivos, que vão de janeiro 2004 a dezembro de 2009, mostram ainda que o Taleban está mais forte do que no início do conflito, em 2001, e que centenas de mortes de civis deixaram de ser relatadas oficialmente.

- 22 de outubro. Nos Estados Unidos, documentos secretos vazados pelo site WikiLeaks e publicados por jornais do mundo todo revelam que desde a invasão americana no Iraque em 2003 mais de 100 mil iraquianos foram mortos, dos quais cerca de 70 mil eram civis. Os EUA condenam o vazamento e dizem que as informações colocam vidas em risco.

- 27 de outubro. O ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner (2003-2007) morre aos 60 anos, depois de ser internado com urgência por problemas cardíacos em um hospital de El Calafate, na Província de Santa Cruz.

- 28 de novembro. O site WikiLeaks dá mais um duro golpe contra os EUA ao divulgar mais de 250 mil documentos diplomáticos americanos. Os telegramas revelam um lado obscuro da diplomacia da maior potência do mundo e causou, no mínimo, embaraço a Washington com comentários rudes sobre os mais importantes líderes estrangeiros.

Topo

 

Cronologia:

Mundo

Mundo I

Mundo II

 

 

 

 

 
 
 

 

 

 

 

©HistóriaMais 2005/2014    Política de Privacidade     historiamais@historiamais.com