Conteúdo

Home

História Geral

História do Brasil

Atualidades

Cultura

Biografias

 

 

 

Links

Enem

Fuvest

Prouni
Une

 

 

 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 
História Geral
 

Neolítico ou Idade da Pedra Polida

Neolítico significa pedra nova. O homem começou a polir a pedra para fabricar seus machados e outros instrumentos, por isso, esse período é também chamado de Idade da Pedra Polida.

Com o fim da era glacial, que ocorreu a cerca de 12 mil anos, a Terra começava a assumir suas características atuais. Devido às dificuldades criadas pelas novas condições climáticas, os grupos humanos passaram de caçadores a pastores, começaram também a desenvolver a agricultura e a domesticar os animais. Por isso, deixaram de ser nômades e tornaram-se sedentários. Os avanços desse período foram tão importantes que os historiadores denominaram esse processo de Revolução Neolítica.

Instrumentos feitos em pedra talhada. São pontas de flechas utilizadas para a caça.

 

 

 

O domínio sobre as técnicas agrícolas permitiu o aumento da população, que podia contar com uma melhor alimentação, graças ao cultivo do trigo, da cevada, do arroz e do milho. O homem tornou-se o produtor dos seus próprios alimentos com isso, passou a exercer maior domínio sobre a natureza.

O homem do neolítico, desenvolveu a tecelagem de lã e a produção dos primeiros objetos de cerâmica. Aos poucos foi abandonando as cavernas, surgindo então as primeiras cabanas, em geral as margens dos lagos. Começou a organizar-se em comunidades.

Outros avanços foram o armazenamento de cereais, o uso da tração animal e a invenção da roda. Inventou barcos e jangadas, o que possibilitou seu deslocamento em busca de novas áreas de caça, pastagens e agricultura.

A cultura neolítica foi se difundindo pela maioria das regiões habitáveis da Terra, desde as tundras do Ártico até as florestas tropicais.

Durante esse período, o homem começou a crer numa proteção superior para o grupo em que vivia. Para expressar essa crença criou símbolos. Muitas vezes o símbolo do grupo era um animal. Dessa forma, todo o grupo estava ligado à mesma divindade protetora.

25/05/05

 
 

 
 

 

Contato
 
 
 

 

 

 

 

©HistóriaMais desde 2005 na web   Política de Privacidade     historiamais@historiamais.com