Conteúdo

Home

História Geral

História do Brasil

Atualidades

Cultura

Biografias

Curiosidades

 

Cronologia

Brasil

Mundo

 

Calendário

Datas Comemorativas

 

Links

Enem

Fuvest

Prouni

Mec

Une

 

 

 

 

 

 

 

História Geral

Neolítico ou Idade da Pedra Polida

Neolítico significa pedra nova. O homem começou a polir a pedra para fabricar seus machados e outros instrumentos, por isso, esse período é também chamado de Idade da Pedra Polida.

Com o fim da era glacial, que ocorreu a cerca de 12 mil anos, a Terra começava a assumir suas características atuais. Devido às dificuldades criadas pelas novas condições climáticas, os grupos humanos passaram de caçadores a pastores, começaram também a desenvolver a agricultura e a domesticar os animais. Por isso, deixaram de ser nômades e tornaram-se sedentários. Os avanços desse período foram tão importantes que os historiadores denominaram esse processo de Revolução Neolítica.

Instrumentos feitos em pedra talhada. São pontas de flechas utilizadas para a caça.

O domínio sobre as técnicas agrícolas permitiu o aumento da população, que podia contar com uma melhor alimentação, graças ao cultivo do trigo, da cevada, do arroz e do milho. O homem tornou-se o produtor dos seus próprios alimentos com isso, passou a exercer maior domínio sobre a natureza.

O homem do neolítico, desenvolveu a tecelagem de lã e a produção dos primeiros objetos de cerâmica. Aos poucos foi abandonando as cavernas, surgindo então as primeiras cabanas, em geral as margens dos lagos. Começou a organizar-se em comunidades.

Outros avanços foram o armazenamento de cereais, o uso da tração animal e a invenção da roda. Inventou barcos e jangadas, o que possibilitou seu deslocamento em busca de novas áreas de caça, pastagens e agricultura.

A cultura neolítica foi se difundindo pela maioria das regiões habitáveis da Terra, desde as tundras do Ártico até as florestas tropicais.

Durante esse período, o homem começou a crer numa proteção superior para o grupo em que vivia. Para expressar essa crença criou símbolos. Muitas vezes o símbolo do grupo era um animal. Dessa forma, todo o grupo estava ligado à mesma divindade protetora.

25/05/05

 

 

 

 

 
 
 

 

 

 

 

©HistóriaMais 2005/2014    Política de Privacidade     historiamais@historiamais.com