Conteúdo

Home

História Geral

História do Brasil

Atualidades

Cultura

Biografias

Curiosidades

 

Cronologia

Brasil

Mundo

 

Calendário

Datas Comemorativas

 

Links

Enem

Fuvest

Prouni

Mec

Une

 

 

 

 

 

 

 

História Geral

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

O Paleolítico iniciou-se há cerca de 1 milhão de anos, época em que viveram os Pithecantropos. Nesse período a evolução do homem foi muito lenta. O homem do Paleolítico vivia uma difícil luta pela sobrevivência. Além de enfrentar os acidentes da natureza, tinha que se defender dos grandes animais.

Nesse período, o homem vivia em cavernas. Sua subsistência baseava-se na pesca, na caça de animais e na coleta de frutos, vegetais e raízes. Era nômade (sem moradia fixa), pois a procura de alimentos obrigava-o a freqüentes deslocamentos.

O primeiro instrumento utilizado pelo homem primitivo foi o machado feito de pedra lascada. Por isso, o Paleolítico é também chamado de Idade da Pedra Lascada.

Lentamente, foi aperfeiçoando seus instrumentos e utilizando outros materiais, como o chifre de rena e o marfim. Fabricando agulhas, anzóis, arpões, raspadores, cortadores, arcos e flechas.

O homem do Paleolítico, também foi capaz de criar arte. Sua arte ficou registrada em paredes das cavernas (pintura rupestre) e, em figuras entalhadas em pedra e marfim.

Pintura rupestre, Lascaux, França

   

Pintura rupestre, Altamira, Espanha

Como dependia principalmente da caça, desenhava mamutes, renas, bisões e outros animais. A arte estava sempre ligada a rituais de magia. Através dela, os homens acreditavam que teriam caça abundante.

25/05/05

 

 

 

 

 
 
 

 

 

 

 

©HistóriaMais 2005/2014    Política de Privacidade     historiamais@historiamais.com