Conteúdo

Home

História Geral

História do Brasil

Atualidades

Cultura

Biografias

Curiosidades

 

Cronologia

Brasil

Mundo

 

Calendário

Datas Comemorativas

 

Links

Enem

Fuvest

Prouni

Mec

Une

 

 

 

 

 

 

 

Cronologia Brasil

Principais Fatos que marcaram a História do Brasil

Brasil República II

2000 - O país comemora os 500 anos do descobrimento.

2001 - 25 a 30 de janeiro, realização do 1º Fórum Mundial Social (FSM),  na cidade de Porto Alegre, RS.

- 18 de fevereiro, rebelião simultânea de mais de 25 mil presos em 19 cidades do Estado de São Paulo.

- 6 de março, morte do Governador do Estado de São Paulo, Mário Covas,  aos 70 anos, vítima de câncer.

- 15 de março, a maior plataforma de exploração de petróleo do mundo, a P-36 da Petrobrás, em Macaé, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, afunda no mar, após três explosões deixando 11 mortos.

- 11 de maio, FHC determina a extinção da Sudene e da Sudam.

- Maio. Violação do painel de votação no Senado. ACM e Arruda admitem violação do painel. Ambos renunciam para evitar cassação de mandato.

- Maio. Apagão Elétrico: o Brasil viveu uma crise energética que afetou principalmente os Estados do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, fato que não ocorria desde 1965. O país entra no maior racionamento de energia da História. O governo anuncia um plano de redução de consumo, que só começa a ser suspenso gradualmente, a partir de novembro. 

- Junho.Gustavo Kuerten torna-se  tricampeão do torneio de Roland Garros.

- 6 de agosto. Morre o escritor Jorge Amado, aos 88 anos.

2002 - 30 de junho. A Seleção brasileira de futebol venceu a Alemanha por 2 a 0 e conquistou em Yokohama, o pentacampeonato na Copa de 2002, realizada no Japão e na Coréia do Sul.

 - 13 de outubro. A equipe brasileira masculina de vôlei conquista o Mundial na Argentina ao vencer a Rússia por 3 sets a 2. Foi a primeira vez que o Brasil conseguiu o título da competição.
- 27 de outubro.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vence as eleições presidenciais no Brasil. Conquistou a Presidência da República com a marca recorde de 61,27% dos votos válidos, contra 38,73% de seu adversário José Serra (PSDB), no segundo turno. Lula é o primeiro operário a chegar ao poder no país e o primeiro líder de esquerda a ser eleito presidente. Ele chega à presidência após três derrotas (em 1989, 1994 e 1998).

2003 - 1º de janeiro. Início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
- 19 de agosto.
O brasileiro Sérgio Vieira de Mello, representante especial das Nações Unidas no Iraque, é morto na explosão de um carro bomba que atingiu a sede da ONU em Bagdá.

- 23 de setembro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula abre a 58.ª Assembléia Geral da ONU, em Nova York. Em seu discurso defendeu o aperfeiçoamento do sistema multilateral da ONU para uma necessária convivência democrática no mundo, e disse que o combate à fome e à miséria é a única guerra que todos poderão vencer.

- 4 de outubro. Morte da escritora cearense Rachel de Queiroz. Escreveu 26 livros, entre eles O Quinze, As Três Marias e O Memorial de Maria Moura. Nascida em Fortaleza, em 1910, foi a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras, em 1977.

2006 - 29 de março. O astronauta Marcos Pontes tornou-se, às 23h29

(horário de Brasília), o primeiro brasileiro a ir ao espaço depois que a espaçonave russa Soyuz TMA-8 deixou o cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com sucesso.

- 29 de outubro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito, derrotando o candidato do PSDB Geraldo Alckmin. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, confirmou o resultado.

- de novembro. Pesquisadores encontraram os primeiros fósseis de dinossauro ornitísquio, mesma família dos famosos estegossauro e triceratops, do Brasil. O Sacissauro Agudoenses foi batizado desta forma porque foi encontrado no município de Agudo, no Rio Grande do Sul, apenas com uma perna.

2007 - 1º de janeiro. Posse do Presidente Lula (segundo mandato).

-  09 de maio. Visita do Papa Bento XVI ao Brasil. No dia 11, o papa Bento 16 canonizou em São Paulo o primeiro santo nascido no Brasil - Santo Antônio de Sant'Ana Galvão ou Frei Galvão.

- 7 de julho. Eleição do Cristo Redentor, Rio de Janeiro, como uma das novas Sete Maravilhas do Mundo

- 13 a 29 de julho. XV Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro.

- 17 de julho. Um avião da TAM se chocou contra um prédio da empresa ao lado do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, e pegou fogo, no dia 17 de julho, causando a morte das 187 pessoas a bordo e de outras 12 que estavam no solo.  

- 08 de novembro. Descoberta de petróleo a 7000 metros abaixo da linha d’água no mar da Bacia de Santos (Tupi). O petróleo foi achado numa camada que os geólogos chamam de pré-sal, numa profundidade nunca antes explorada comercialmente.

2008 - 24 de junho de 2008. Morte da ex-primeira-dama e antropóloga Ruth Cardoso, aos 77 anos  em São Paulo, vítima de uma arritmia cardíaca grave, decorrente de uma doença coronariana.

2010 - 12 de janeiro. Morte de Zilda Arns, médica pediatra e fundadora da Pastoral da Criança, no Haiti, durante o tremor de 7 graus de magnitude que atingiu o país.

- 31 de outubro. Dilma Vana Rousseff é a primeira mulher eleita presidente no Brasil.

- 28 de novembro. Após uma série de atentados na cidade do Rio de Janeiro, que resultaram em mais de cem veículos queimados, a polícia com o apoio das Forças Armadas ocupou o Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. No dia 25 de novembro, policiais já tinham entrado na vizinha Vila Cruzeiro.

Topo

 

Cronologia:

Colônia

Império

República I

 

 

 

 

 
 
 

 

 

 

 

©HistóriaMais 2005/2014    Política de Privacidade     historiamais@historiamais.com