Conteúdo

Home

História Geral

História do Brasil

Atualidades

Cultura

Biografias

Curiosidades

 

Cronologia

Brasil

Mundo

 

Calendário

Datas Comemorativas

 

Links

Enem

Fuvest

Prouni

Mec

Une

 

 

 

 

 

 

 

Atualidades

A União Européia

O fim da URSS (1991) criou uma nova situação nas relações internacionais. Os antigos blocos de poder (capitalistas versus socialistas) perderam a razão de existir.  A nova tendência era a criação de grandes blocos econômicos.

O Tratado de Maastricht (1992) consolidou a União Européia. Essa é antes de tudo uma união econômica dos países da Europa Ocidental. Entre eles,caíram as barreiras alfandegárias e passou a circular uma única moeda, o euro.

 

 

Principais etapas da política de integração européia.

1944

Bélgica, Holanda e Luxemburgo uniram-se para a criação do Benelux, visando o estímulo do comércio e eliminação das barreiras alfandegárias.

1951

 

Criação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), com a participação da França, Alemanha Ocidental, Bélgica, Luxemburgo e Holanda.

1957

 

Surgiu o Mercado Comum Europeu (MCE), que também é conhecido como Comunidade Econômica Européia (CEE). Seu objetivo básico era promover entre os países-membros a integração alfandegária, a livre-circulação de capitais e a progressiva uniformização de uma política trabalhista e fiscal. No início pertenciam ao Mercado Comum Europeu seis países: França, Alemanha Ocidental, Itália, Holanda, Luxemburgo e Bélgica. Posteriormente, foram admitidos: Irlanda, Grâ-Bretanha, Dinamarca, Espanha, Grécia, Portugal, Áustria, Finlândia e Suécia.

1992

 

Criação da União Européia (UE) por meio do Tratado de Maastrich. Os objetivos são: união econômica, mediante a criação de uma moeda européia única e a adoção de políticas econômicas comuns a todos os membros; união política, mediante a criação de uma cidadania européia para o cidadão cujo país pertença à UE, e a adoção de uma política exterior e de segurança comum.

A União Européia possui atualmente 25 países-membros:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia.

20/12/05

 
 

 

 

 

 
 
 

 

 

 

 

©HistóriaMais 2005/2014    Política de Privacidade     historiamais@historiamais.com